COQUETEL DE LANÇAMENTO DO LIVRO BACIA DOS BICHOS

Publicado em: March 27, 2017, 3:26 p.m.

Na última sexta-feira, dia 24 de março de 2017 às 19h30, aconteceu no Centro Cultural Vera Schubert de Umuarama - PR o Coquetel de Lançamento do Livro Bacia dos Bichos, de autoria dos fotógrafos Luiz Gonzaga e Sergio Vercezi.

O projeto Bacia dos Bichos, de caráter artístico, educativo e ambiental, reuniu três ações que se entrelaçam através do olhar e do depoimento dos fotógrafos:
EXPOSIÇÃO ITINERANTE composta por 16 imagens. A mostra fotográfica integrou a programação do 4º Festival de Fotografia Floripa na Foto, na cidade de Florianópolis – Santa Catarina e desde 23 de fevereiro de 2017 esteve no Centro Cultural Vera Schubert;
10 PALESTRAS EM ESCOLAS PÚBLICAS, de primeiro e segundo grau, realizadas no município de Umuarama;
PRODUÇÃO DO LIVRO BACIA DOS BICHOS contendo 232 páginas, 210 fotografias e informações disponíveis nos idiomas Português, Inglês e Espanhol, sob a coordenação de Lu Renata e Lucila Horn, edição e curadoria do renomado fotógrafo Orlando Azevedo, Introdução do Diretor Executivo da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental Clóvis Ricardo S. Borges e os Relatos e Agradecimentos dos autores e fotógrafos Luiz Gonzaga e Sergio Vercezi.

Comprometidos com a preservação ambiental, com ênfase na fauna e a flora da região, o recorte fotográfico privilegiou imagens da Bacia do Rio Paraná intencionando com isso realizar uma documentação fotográfica dos bichos que nela habitam. Nas páginas sobrepostas, uma a uma, e na exposição itinerante, as fotografias apresentam lugares pouco conhecido do Brasil, alertando-nos para a necessidade de preservar o meio ambiente. O Livro é o resultado impresso da incursão realizada por Sergio e Gonzaga ao longo dos anos de 2015 e 2016 na Bacia do Rio Paraná.

O projeto foi aprovado pela Lei de Incentivo a Cultura, Lei Rouanet; é uma realização do Ministério da Cultura – Brasil Governo Federal; conta com o patrocínio das empresas Gazin e Ciapetro, ambas do Noroeste do Paraná; coordenação da Duo Arte e Produção e o apoio da Prefeitura Municipal de Umuarama e Fundação de Cultura e Turismo.

No evento os autores carinhosamente prepararam uma belíssima surpresa, presenteando a todos que prestigiaram o lançamento com os exemplares do livro, atendendo o público na mesa de honra para autógrafos e fotografias ao som de Eric Fernado.

A Prefeitura de Umuarama, Secretaria de Educação e Fundação de Cultura e Turismo agradece aos fotógrafos e autores Luiz Gonzaga e Sérgio Vercezi por nos presentear com as experiências compartilhadas, fazendo os votos de sucesso em futuras expedições e novos trabalhos que certamente virão para continuar descortinando diferentes universos através da arte fotográfica.